Molho de tomate: um clássico!
Oi Gente,
Td bem?
A receita de hoje é clássica, mas nas minhas pesquisas e andanças percebi que cada um tem seu jeitinho de fazer o próprio molho caseiro. Alguns acrescentam alho, outros tomilho... há até quem coloque açúcar!! Hoje vamos ensinar o jeitinho Salsa & Alecrim de fazer molho de tomate.
Eu gosto de chamar este molho de "molho-mãe'. Sabe por quê? Por que ele é um molho base, que pode ser preparado em grandes quantidades e depois aromatizado, finalizado e guarnecido de muitas maneiras, produzindo molhos mais compostos. A textura, para mim, deve ser rústica, com pedacinhos de tomate. Na preparação básica vai cebola, azeite de oliva, tomate maduro, sal, pimenta do reino e manjericão.
Vamos pra cozinha?
01 Kg de tomate para molho (eu gosto de usar o tomate Italiano, de preferência orgânico)
01 cebola cortada em brunoise (pedacinhos bem pequenos)
05 colheres de sopa de azeite
Folhas de manjericão fresco (eu uso umas 15 + ou -)
Sal e Pimenta do reino a gosto
Primeira coisa a fazer é lavar bem os tomates! Para facilitar você pode deixá-los de molho em uma solução chamada Hidrosteril (tem nos supermercados). Depois de limpos, retire o miolinho e as sementes (se quiser pode deixar com as sementes também!). Corte os tomates em pedaços, do tamanho que mais lhe agradar.
Em uma panela aquecida acrescente o azeite e em seguida refogue a cebola. Quando a cebola estiver "murcha" acrescente os tomates e mexa. Abaixe o fogo e deixe o tomate cozinhar por uns 10 - 15 minutos, mexendo de vez em quando. Neste processo o tomate irá soltar água, mas dependendo o tomate que você usar pode dar mais ou menos caldo... Caso tenha pouco caldo acrescente um pouquinho de água. Tempere com sal e pimenta do reino.
Deixe cozinhar por mais 20 minutos em fogo baixo ou até que a consistência esteja a seu gosto, pra mim o molho tem que ficar mais encorpado. Corrija o sal se precisar! Após finalizar o cozimento acrescente as folhas de manjericão, misture e sirva!
**Este molho pode ser congelado em potes hermeticamente fechados! A durabilidade é de 03 meses.
**O macarrão da foto é caseiro também! Sem glúten! :)
DICA ESPERTA: Se você gosta de tomate sem pele e sem sementes pode usar aqui, antes de cortar os tomates em pedaços, a técnica concassé: basta fazer uma cruz nos tomates e deixá-los em uma panela com água fervendo por apenas 15 segundos (se deixar mais do que isso eles vão cozinhar). Retirar os tomates e colocá-los em água fria (com gelo) para cortar o cozimento. Agora é só puxar a pele em pétalas, partir o seu tomate, retirar as sementes e cortá-lo da maneira que mais lhe agradar!

